Ações
Projetos, oficinas, gincanas, caminhadas ecológicas, palestras, imagens, documentários...
Participação no 3º Seminário de Meio Ambiente da Fazenda do Rochedo
Texto adaptado de Elaine Martins (jornal das lajes)
O Instituto de Estudos dos Direitos Humanos e do Meio Ambiente (IEDHMA) e o Hotel Fazenda Rochedo promoveram, nos dias 19 e 20 de novembro, o 4º Seminário de Meio Ambiente do Hotel Fazenda Rochedo, que contou com um público de cerca de 40 pessoas, dentre professores, estudantes, autoridades e gestores municipais, produtores rurais e profissionais da área ambiental.
Dando prosseguimento ao propósito de realizar atividades ligadas à educação, conscientização e gestão ambiental, a quarta edição do evento teve início na noite do dia 19, com a abertura oficial seguida de um coquetel. No dia seguinte, o evento recomeçou com um painel de atualização ambiental, contendo palestras que abordaram os temas de crimes ambientais, ecoturismo, resíduos sólidos e patrimônio histórico. Em seguida, no painel “Eu me comprometi e fiz,” os que participaram do 3º Seminário apresentaram as suas ações.
Uma das coordenadoras do Seminário, Christianne Bernardo, destacou que um dos pontos altos desse painel foi a apresentação de Lúcia Chaves, sócia do Hotel Fazenda Rochedo, que falou da continuidade do projeto de recuperação de uma área degradada da propriedade.
Outro ponto destacado foi a exposição dos representantes do IRIS (Instituto Rio Santo Antônio) sobre as ações de conscientização ambiental na região.
Na sequência, o seminário prosseguiu com uma visita guiada pela área do hotel. Segundo Christianne, os participantes puderam conhecer ações de proteção ambiental, como o tratamento da água e o uso de energia solar, dentre outras marcas de sustentabilidade. Houve ainda a simulação de uma audiência pública e um painel de defesa ambiental, quando os participantes, reunidos em grupos, indicaram os principais problemas ambientais da cidade e região e delimitaram alguns compromissos.