Ações
Projetos, oficinas, gincanas, caminhadas ecológicas, palestras, imagens, documentários...
IRIS apresenta projeto ao FHIDRO
No dia 27 de outubro, o IRIS apresentou ao Comitê de Bacia Hidrográfica Vertentes do Rio Grande (CBH – GD2) um projeto que pretende elaborar um diagnóstico socio-ambiental do manancial de abastecimento de Resende Costa – o córrego do Tejuco.
O projeto, coordenado por Adriano Valério de Resende e Ricardo Sales dos Santos, foi aprovado pela plenária do comitê, e após alguns ajustes recomendados pelo GD2, seguiu para análise do FHIDRO (Fundo de recuperação, proteção e desenvolvimento sustentável das bacias hidrográficas do estado de Minas Gerais).
Se for aprovado, o IRIS receberá recursos para realizar um levantamento técnico sobre a realidade do manancial de abastecimento da cidade.
As análises incluirão, por exemplo:
– Solo: uso e ocupação agrossilvipastoril, passivos de erosão;
– Vegetação nativa: quantificação, localização e grau de preservação em relação às determinações legais;
– Recurso hídrico: quantidade, finalidade, local de captação;
– Nascentes: grau de preservação/degradação;
– Proprietários: atividades econômicas principais, local de residência, renda, escolaridade.
O projeto pretende envolver como estagiários os universitários do curso de geografia que residem em Resende Costa. Ao fim dos levantamentos socioambientais, está prevista também a divulgação dos dados e conhecimentos adquiridos para a comunidade (através de uma revista) e para os alunos do ensino médio das escolas Assis Resende e Paula Assis.
O projeto tem o apoio institucional da COPASA e da Prefeitura municipal de Resende Costa.